AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

domingo, 8 de novembro de 2009

O SARGO - Diplodus sargus (Linnaeus, 1758)


FAMÍLIA: esparídeos.

LONGEVIDADE: 10 anos.

COMPRIMENTO: 45 cêntimetros.

PESO: 2 quilos.

PROFUNDIDADE: 0-100 metros.

DISTRIBUIÇÃO: oeste do Oceano Atlântico, Mediterrâneo e mar Negro.
BIOLOGIA: com preferência por zonas de pedra onde se oculta com uma habilidade surpreendente, o sargo é um excelente nadador, capaz de suportar as mais fortes correntes para se alimentar. Gregário salvo quando atinge grandes tamanhos, altura em que se torna mais solitário. Juntam-se em cardumes na época de reprodução e na minha humilde opinião constitui um dos mais belos acontecimentos que se podem ver no reino animal. Existem zonas da costas específicas em que se concentram centenas de milhar de indivíduos para procriar. Nesses dias encontram-se em pleno frenesim, momento em que certos afortunados (que tem o privilégio de conhecer a localizaçao dos sargos) fazem pescarias incríveis. A família dos sargos é extensa, variando do que atinge maior tamanho - sargo veado( diplodus cervinus cervinus), passando pelo sargo bicudo, safia etc. Não conheço nenhum pescador que não se apaixone por este peixe. Ainda me continua a surpreender como um animal tão pequeno possui tamanha força. Quando fisgado, a tenacidade com que se defende faz-nos pensar (sempre), que o peixe tem o dobro do tamanho que tem na realidade, com corridas interrompidas por fortes "cabeçadas", tenta por todos os meios alcançar um buraco onde esconder-se. Quando o consegue, dificilmente conseguimos ganhar a batalha, porque a segunda estratégia do sargo consiste em abrir as espinhas dorsais e ficar literalmente cravado na pedra. Com as nossas tentativas de tirar do buraco o merecido "troféu", só o conseguimos ajudar, pois ao fim de algum tempo o nylon corta na pedra e o sargo escapa-se.
ALIMENTAÇÃO: toda espécie de anelídeos, crustáceos (ralos, caranguejos), bivalves (ameijoas, berbigão, lingueirão).

MÉTODOS DE PESCA: surfcasting, chumbadinha, bóia e ao fundo.
RÉCORD IGFA ALL TACKLE: encontra-se em 1.870 quilos e foi capturado por Anthony Loddo no dia 28/04/1996 na Baia de Gibraltar.

                                                         HOMENAGEM AOS AMIG@S

2 comentários:

  1. hey ja apanhei um sargo mais pesado tinha 2.200 kg, mas nao e recorde mundial

    ResponderEliminar
  2. Claro que sim, Miguel, tal como tú muitos de nós já pescamos sargos maiores, mas só tem o record o que se dá ao trabalho de fazer os trámites exigidos pela IGFA. Assim é a vida, boa pesca.

    ResponderEliminar

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto
Amante incondicional de la naturaleza y la pesca deportiva. Los blog´s que escribo tienen como finalidad ayudar a cualquier pescador presente y futuro a enamorase de la pesca y respetar el medio ambiente. No hesitéis en escribir a preguntar lo que sea sobre estos temas que en la medida de lo que sepa, os ayudaré.

Arquivo do blogue