LONGEVIDADE: 12 anos.
PROFUNDIDADE: 0 - 400 metros.
COMPRIMENTO: 90 cêntimetros.
PESO: 8 quilos.
DISTRIBUIÇÃO: mundial.
BIOLOGIA: um peixe estranho e belo sem dúvida, o peixe galo é uma espécie das consideradas exóticas devido à peculiar forma e cores que esta espécie possui. Vive normalmente junto ao fundo marinho em grandes profundidades, cerca dos 400mts embora também possa ser capturado em águas menos profundas. Com clara perferência por zonas onde abundem as rochas e algas é um peixe solitário, até na época do acasalamento. Quando se encontra em zonas em que o fundo é de lodo têm a particularidade de enterrar-se como se fosse uma solha ou linguado, em clara actitude de caça, pois assim sopreende qualquer sardinha ou arenque que passe pelas proximidades, é um peixe estremadamente voraz depois do acasalamento. A sua reprodução dá-se entre os meses de Maio e Agosto e em águas menos profundas, normalmente a uns 100 metros de profundidade. Como peixe desportivo é mais procurado pela beleza que possui e pela saborosa carne, que pela luta que dá. A lenda do Peixe galo, diz a lenda que na época da criação do mundo, existiam dois exemplares de um só peixe lindíssimo!!! E com tal muito vaidosos pela sua beleza e que Deus farto de tanta gaborolice, deu uma palmada a um, tornando-o feio e esborrachado, foi o pai de todos os tamboris. E ao outro esborrachou-o entre as mãos batendo palmas e dando origem ao pai de todos os peixes galo. Deus conseguiu mudar a sua forma, mas graças a "Deus" o sabor continua o mesmo.
ALIMENTAÇÃO: peixes do seu habitat, polvos, lulas e crustáceos.
MÉTODOS DE PESCA: surfcasting, pesca embarcada, jigging.
O VIDEO: a captura do peixe galo, neste caso com um carrete para preguiçosos. Utiliza-se devido ao facto que o peixe galo normalmente pesca-se a grandes profundidades.
HOMENAGEM AOS AMIGOS
Sem comentários:
Enviar um comentário
Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.