AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

sexta-feira, 23 de março de 2012

O SALMONETE - Mullus surmuletus (Linnaeus, 1758)

FAMÍLIA: mulídeos.

LONGEVIDADE: 10 anos.

PROFUNDIDADE: 0 - 100 metros.

COMPRIMENTO: 40 cêntimetros.

PESO: 1,640 quilos.

DISTRIBUIÇÃO: Mediterrâneo, Atlântico Oriental, desde o sul da Noruega até às Ilhas Canárias.
BIOLOGIA: é possivelmente um dos peixes mais famosos do mundo, não pela luta que dá, nem pelo tamanho que alcançam os individuos desta espécie, mas sim pela fabulosa carne que possui. Um dos peixes mais saborosos dos nossos mares. O salmonete é uma pequena jóia para os nossos paladares, a sua carne faz parte do famoso guisado francês o bouillabaisse. O salmonete é um peixe discreto, tanto pelo seu tamanho como pela forma de vida. A sua actividade alcança a plenitude durante a noite, possui um maravilhoso camuflagem devido à sua morfologia que lhe permite mudar de côr, durante a noite a sua coloração passa de listada para mosqueada e barrada tornando muito difícil aos seus predadores a sua localização. A familía dos mulídeos compreende cerca de 50 espécies abundantemente distribuídas pelas àguas quentes do nosso planeta. Como peixe desportivo a sua pesca é normalmente ocasional, sempre agradecida pelo pescador principalmente se a captura têm um tamanho razoável, o que normalmente é dificil. Pois os samonetes de maior tamanho normalmente encontram-se em profundidades consideráveis. É um autêntico detector de alimentos devido aos barbilhos que possuí, verdadeiras antenas de radar para encontrar todo tipo de minhocas, moluscos ou crustáceos que são a grande base da sua dieta. O seu habitat preferido são fundos de areia onde pode escavar com facilidade para procurar alimento e ocultar-se com facilidade devido ao seu maravilhoso mimetismo.
ALIMENTAÇÃO: minhocas, moluscos e crustáceos.

MÉTODOS DE PESCA: surfcasting, pesca embarcada, à bóia, jigging.

VIDEO: a perfeita técnica de detectar alimentos do salmonete.
RECORD IGFA: não existe récord igfa para esta espécie.

                                                      HOMENAGEM AOS AMIG@S

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto
Amante incondicional de la naturaleza y la pesca deportiva. Los blog´s que escribo tienen como finalidad ayudar a cualquier pescador presente y futuro a enamorase de la pesca y respetar el medio ambiente. No hesitéis en escribir a preguntar lo que sea sobre estos temas que en la medida de lo que sepa, os ayudaré.

Arquivo do blogue