AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

segunda-feira, 27 de maio de 2013

A TREMELGA DO ATLÂNTICO - Torpedo torpedo (Linnaeus, 1758)

FAMÍLIA: rajiídeos.

LONGEVIDADE: ?

PROFUNDIDADE: 400 metros.

COMPRIMENTO: 150 cêntimetros.

PESO: 20 quilos.

DISTRIBUIÇÃO: este do Oceano Atlântico, Baía de Biscaia e por todo o Meditêrraneo até Angola.
BIOLOGIA: as raias propriamente ditas são membros dos raiídeos que compreende cerca de 100 espécies e é a maior família dentro da orden dos raiformes. A maior parte das raias são de um côr castanha mosqueada com a parte inferior esbranquiçada e as caudas são relativamente grossas. Durante o dia, costumam repousar no fundo, ficando parcialmente enterradas na areia ou lodo. Tornando-se muito mais activas durante a noite, altura em que se alimentam. A raia em questão é talvez a mais perigosa que se pode encontrar numa noite de pesca, salvo conhecimento da espécie. Este bichinho pode produzir uma descarga elétrica de 200 voltios. Suficiente para mandar ao pescador incauto para o hospital ou pior. Conhecem-se cerca de 35 espécies de tremelgas com órgãos elétricos, esta é uma das mais perigosas, a raia no seu habitat natural efectua a captura das suas presas enrolando a "victima" nas suas barbatanas peitorais e efectua descargas elétricas até matar ou aturdir a presa, estas descargas são produzidas pelos blocos musculares que existem a cada lado da cabeça. A tremelga nasce com 9 cêntimetros e com este tamanho já têm a capacidade de descarga de  200 voltios, por isso se virem na praia este bichinho tão bonito lembrem-se do velho ditado. "Mais vale pervenir que remediar". Na ordem dos raiformes a grande diferença da família raiídeos é que na maior parte das famílias os ovos são fertilizados e eclodem dentro do corpo da fêmea; no caso dos raiídeos os ovos fertilizados internamente são expulsos antes da eclosão.
ALIMENTAÇÃO: anélidos, crustáceos, peixe.

MÉTODOS DE PESCA: surfcasting, pesca embarcada, spinning, jigging, à mosca.

O VIDEO: uma tremelga no seu habitat.
RÉCORD IGFA: encontra-se em

                                                  HOMENAGEM AOS AMIG@S

2 comentários:

  1. Entre pescadores é chamado de treme treme. É pego aqui no extremo sul de Santa Catarina não com abundância mais é pego e logo solto porque o choque que ele dá e de se cagar kkkkkkk

    ResponderEliminar

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto
Amante incondicional de la naturaleza y la pesca deportiva. Los blog´s que escribo tienen como finalidad ayudar a cualquier pescador presente y futuro a enamorase de la pesca y respetar el medio ambiente. No hesitéis en escribir a preguntar lo que sea sobre estos temas que en la medida de lo que sepa, os ayudaré.

Arquivo do blogue