AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

segunda-feira, 27 de maio de 2013

A TREMELGA DO ATLÂNTICO - Torpedo torpedo (Linnaeus, 1758)



FAMÍLIA: rajiídeos

LONGEVIDADE: ?

PROFUNDIDADE: 400m

COMPRIMENTO: 1,5m

PESO: 20kg

DISTRIBUIÇÃO: este do Oceano Atlântico, Baía de Biscaia e por todo o Meditêrraneo até Angola.



BIOLOGIA: as raias propriamente ditas são membros dos raiídeos que compreende cerca de 100 espécies e é a maior família dentro da orden dos raiformes. A maior parte das raias são de um côr castanha mosqueada com a parte inferior esbranquiçada e as caudas são relativamente grossas. Durante o dia, costumam repousar no fundo, ficando parcialmente enterradas na areia ou lodo. Tornando-se muito mais activas durante a noite, altura em que se alimentam. A raia em questão é talvez a mais perigosa que se pode encontrar numa noite de pesca, salvo conhecimento da espécie. Este bichinho pode produzir uma descarga elétrica de 200 volts. Suficiente para mandar ao pescador incauto para o hospital ou pior. Conhecem-se cerca de 35 espécies de tremelgas com órgãos elétricos, esta é uma das mais perigosas, a raia no seu habitat natural efectua a captura das suas presas enrolando a "victima" nas suas barbatanas peitorais e efectua descargas elétricas até matar ou aturdir a presa, estas descargas são produzidas pelos blocos musculares que existem a cada lado da cabeça. A tremelga nasce com 9cm e com este tamanho já têm a capacidade de descarga de  200 volts, por isso se virem na praia este bichinho tão bonito lembrem-se do velho ditado. "Mais vale pervenir que remediar".


                                                                         Cortesia de:



ALIMENTAÇÃO: anélidos, crustáceos, peixe.

MÉTODOS DE PESCA: surfcasting, pesca embarcada, spinning, jigging, à mosca.

VIDEO: uma tremalga no seu habitat.



RECORD IGFA: encontra-se em

CURIOSIDADES: na ordem dos raiformes a grande diferença da família raiídeos é que na maior parte das famílias os ovos são fertilizados e eclodem dentro do corpo da fêmea; no caso dos raiídeos os ovos fertilizados internamente são expulsos antes da eclosão.

                                                  HOMENAGEM AOS AMIGOS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto

Los que me conocen, saben quien soy...