AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

quinta-feira, 9 de maio de 2013

A TRUTA DOURADA - Oncorhynchus aguabonita (Jordan, 1892)



FAMÍLIA: salmonídeos

LONGEVIDADE: 7 anos

PROFUNDIDADE: 0 - 100m

COMPRIMENTO: 70 cm

PESO: 5kg

DISTRIBUIÇÃO: América do Norte sobretudo nas montanhas nevadas de Califórnia.



BIOLOGIA: a bela truta dourada é natural de grande altitude, no rio Kren nas montanhas da Serra nevada da Califórnia. Conserva as sua côres juvenis durante toda a vida, por esse facto é sem dúvida a truta mais bonita de todas. Mas não por isso deixa de ser menos combativa que os outros exemplares da sua espécie. Só habita em rios de alta montanha com àguas frias e cristalinas, mas também pode ser encontrada em lagos que se situem a mais de 2.100 metros de altitude. A captura de um exemplar de proproções iguais à da foto é simplesmente épica. Até existe uma espressão para os pescadores que conseguem tal cometido. "Tenho um bilhete dourado para o céu". Assim é como qualquer pescador americano diz a outro que capturou um truta dourada de um tamanho extraordinário.



ALIMENTAÇÃO: todo tipo de insectos do seu habitat, crustáceos y anélidos, ao atingir a idade madura também se alimenta de peixes.

MÉTODOS DE PESCA: à mosca, spinning, à bóia, corrico, jigging.

VIDEO: um paraiso terrestre, assim se poderia classificar o habitat da truta dourada.



RECORD IGFA: encontra-se em 4,980kg capturada por Chas Reed no dia 05/08/1948 no lago Cooks em Wyoming, USA.

CURIOSIDADES: é a única truta que enterra os seus ovos, em ninhos subterrâneos, uma forma muito inteligente de manter a sua prole a salvo até a éclosão.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto

Los que me conocen, saben quien soy...