AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

A CACHARA - Pseudoplatystoma fasciatum (Linnaeus, 1766)

FAMILIA: pilomídeos.

LONGEVIDADE: ?

COMPRIMENTO: 104 cêntimetros.

PROFUNDIDADE: 0 - 50 metros.

PESO: 70 quilos.

DISTRIBUIÇÃO: bacia Amazónica e seus afluentes (introduzida em vários países com fins desportivos) 
BIOLOGIA: a cachara ou surubim é peixe de couro, visto carecer de escamas, com um corpo alongado e roliço; cabeça achatada; possui três pares de bigodes que utiliza como "radar" para a detecção das suas presas. A sua côr é cinzento escura no dorso, ficando mais clara junto à linha lateral e acaba num ventre branco.A sua principal característica são as faixas negras transversais que começam na região dorsal e estendem-se até à linha lateral, o que nos serve para distinguir a cachara dos outros peixes do seu género, visto que a família é bastante extensa. Habita com regularidade em canais dos rios, utilizando os seus poços para descansar. Quando caça, prefere zonas superficiais tais como: baixios de praias, matas inundadas e lagos. Na sua dieta estão peixes da região tais como; tuviras, lambaris, piaus, carimbatás e a famosa minhocuçu (minhoca de proporções gigantescas existente na região); o camarão constitui também uma parte importante da sua dieta. A sua reprodução dá-se na época das chuvas quando a subida dos rios lhe permite ascender para desovar. O principal atractivo deste peixe para além da sua beleza e tamanho, é a extraordinária luta que dá ao ser fisgado. Como principal defesa, pega-se ao fundo utilizando o seu ventre achatado e empreende corridas prolongadas contornando qualquer obstáculo para livrar-se do anzol. A fêmea atinge a maturidade aos 56 cêntimetros e pode pôr oito milhões de ovos por quilo de peso; o macho atinge a maturidade aos 45 cêntimetros. A luta com um peixe de estas caracteristicas é inolvidável!
ALIMENTAÇÃO: os peixes anteriormente citados.

MÉTODOS DE PESCA: spinning, à mosca, ao fundo e a bóia.

O VIDEO: Fábio Fergona com uma belissima cachara ou surubim.


RECORD IGFA: encontra-se em 16,170 quilos capturado por Gilberto Fernandes no dia 26/04/2008 no rio Amazonas, Brasil.

                                                       HOMENAGEM AOS AMIGOS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto
Amante incondicional de la naturaleza y la pesca deportiva. Los blog´s que escribo tienen como finalidad ayudar a cualquier pescador presente y futuro a enamorase de la pesca y respetar el medio ambiente. No hesitéis en escribir a preguntar lo que sea sobre estos temas que en la medida de lo que sepa, os ayudaré.

Arquivo do blogue