AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

O XARÉU-MACOA - Caranx hippos (Linnaeus, 1766)


FAMÍLIA: carangídeos.

COMPRIMENTO: 124 cêntimetros.

PROFUNDIDADE: 0 - 350 metros.

PESO: 32 quilos.

LONGEVIDADE: 17 anos.

DISTRIBUIÇÃO: na maior parte das águas temperadas e tropicais do Atlântico.
BIOLOGIA:  a família dos carangídeos, grandes predadores marinhos, é constituída por mais de 200 membros, entre os quais estão o Charuteiro ( Seriola), o Xaréu (Caranx ) e a Sereia ( Trachinotus ); estes dividem-se em várias subespécies. Porém, a eleição é fácil, o Jack Crevalle ou Xaréu-Macoa é uma lenda viva, não devendo existir nenhum pescador no mundo que não deseje ter este magnífico adversário no final da sua linha. Embora possa ser pescado com diversas técnicas, é com amostras que se pode "gozar" de toda a magnitude deste peixe, (especialmente com amostras de superfície).No estado juvenil formam cardumes que se ocultam debaixo de qualquer estrutura ou organismo flutuante, tais como medusas. Os exemplares adultos percorrem os mares em cardumes que se deslocam a grande velocidade, mas os mais velhos e de maiores dimensões tendem a ser solitários como a maioria dos peixes de bom porte.Espécie que pode ser encontrada em apenas "dois palmos de água" ou em profundidades abismais, o Jack Crevalle é sem dúvida uma máquina de combate. Devido à sua fisionomia, possui uma velocidade assombrosa, acompanhada de uma força descomunal em relação ao tamanho que tem.Alimenta-se normalmente de peixes do seu habitat, camarões, caranguejos e moluscos. O macho atinge a maturidade com 55 cm e a fêmea com 66 cm, o que em tempo real vem a ser um ano aproximadamente.A sua carne é excelente, porém com o devido cuidado, pois pode causar ciguatera, um aflitivo tipo de envenenamento alimentar que pode ser fatal.
ALIMENTAÇÃO: tainha, peixe-agulha, sardinhas, biqueirões, (vivos de preferência), e amostras.

MÉTODOS DE PESCA: à deriva, ao corrico, à mosca, ao spinning e a surfcasting.
RECORD IGFA: encontra-se em 26,500 quilos capturado por Nuno da Silva no dia 10/12/2000 na barra do Kuanza em Angola.

                                                    HOMENAGEM AOS AMIGOS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto
Amante incondicional de la naturaleza y la pesca deportiva. Los blog´s que escribo tienen como finalidad ayudar a cualquier pescador presente y futuro a enamorase de la pesca y respetar el medio ambiente. No hesitéis en escribir a preguntar lo que sea sobre estos temas que en la medida de lo que sepa, os ayudaré.

Arquivo do blogue