AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

O LÍRIO - Seriola dumerili (Risso, 1810)


FAMÍLIA: carangídeos.

PROFUNDIDADE: 0 - 360 metros.

LONGEVIDADE: 17 anos.

COMPRIMENTO: 190 cêntimetros.

PESO: 110 quilos.

DISTRIBUIÇÃO: global (sempre que sejam águas temperadas ou mornas).
BIOLOGIA: este peixe está amplamente distribuído pelas águas temperadas e é o maior dos lírios do Atlântico. A sua coloração geral é prateada e possui frequentemente uma larga risca amarela ou côr de cobre ao longo de cada um dos flancos. As barras escuras que partem da mandíbula superior e atravessam os olhos encontram-se no local onde começa a barbatana dorsal, formando um V invertido. Na sua juventude formam cardumes numerosos que utilizam qualquer tipo de plataforma marinha ou artificial para ocultar-se e dar caça às suas presas. Aproximam-se de zonas costeiras em que predominem recifes, rochas ou qualquer outro tipo de estrutura que albergue possíveis presas. Alimentam-se normalmente de pequenos invertebrados, peixes e lulas. Excelente caçador que não perdoa e ataca as vezes necessárias para atingir o seu objectivo. Ao atingir o estado adulto, desloca-se para águas mais profundas onde procura zonas rochosas e montanhas submarinas no alto mar. Também se encontra junto a estruturas artificiais tais como plataformas petrolíferas, bóias, etc. Durante a época de reprodução que se dá na Primavera, aproxima-se da costa onde costuma ser presa de caçadores submarinos devido à sua curiosidade. Como peixe desportivo o adjectivo para o definir seria "brutal". Parar um lírio nas suas primeiras corridas não é tarefa fácil e diria mesmo que praticamente impossível. Os primeiro minutos de luta são duríssimos visto que é um peixe que para além de possuir uma força tremenda, utiliza com mestria a astúcia, cosendo-se a qualquer rocha ou obstáculo que encontre para cortar a linha o que muitas vezes consegue. Praticamente a totalidade do combate dá-se junto ao fundo o que em grande medida lhe facilita a tarefa de cortar a linha. Como todos os carangídeos, a sua carne é excelente tomando as devidas medidas pois pode causar "ciguatera" um aflitivo tipo de envenenamento alimentar que pode ser fatal. Em outros países é conhecido também pelos nomes de Peixe limão, Serviola ou Greater AmberjackOs seus parentes mais próximos são a Seriola rivoliana, a Seriola lalandi, e a Seriola fasciata que habitam o Atlântico Ocidental  desde a Carolina do Norte até à Argentina, e no Atlântico Oriental desde a Madeira até à África do Sul.
ALIMENTAÇÃO: lulas, chocos, peixe-agulha e amostras.

MÉTODOS DE PESCA: ao corrico, à deriva, jigging, spinning, surfcasting.

O VIDEO: a captura de um lírio.
RÉCORD IGFA ALL TACKLE: encontra-se em 74 quilos e foi capturado por Tadashi Yamanaka no dia 22 Junho de 2015 em Zenisu, Tokio, Japão.

                                                         HOMENAGEM AOS AMIGOS

6 comentários:

  1. JLOPES:

    Coloquei no meu BLOG uma foto do "PEZ LIMON" muito frequente por lá (MAR DEL PLATA).
    É o mesmo LÍRIO ?...
    Grande Abraço!
    FELIZ 2010!

    SBersano (Veiopipoqueiro).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu amigo, antes de nada pedir desculpas por não ter respondido à sua pregunta a tempo, só que não a vi, essa é a realidade. E sim, é exactamente o mesmo peixe. Um abração!!

      Eliminar
  2. Sem dúvida uma das tuas capturas mais belas.

    ResponderEliminar
  3. Foi pescado na Madeira um Lirio com 76 Kg no passado dia 7 de Maio de 2011.

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pela informaçao, apesar de nao se identificar, suponho que a informaçao é pelo record Igfa, mas se esse peixe nao estiver homologado, fica para lembrança, o que infelizmente acontece muitas vezes.

    ResponderEliminar
  5. So pesquisei mesmo sobre o tal Charuteiro porque no meu jogo STRANDED de celular o meu personage pescou na vara o tal Charut kkk nem sabia que existia esse sao muitos peixes no mundo. Eu um dia morro e ainda nao da pra conheço todos...

    ResponderEliminar

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto
Amante incondicional de la naturaleza y la pesca deportiva. Los blog´s que escribo tienen como finalidad ayudar a cualquier pescador presente y futuro a enamorase de la pesca y respetar el medio ambiente. No hesitéis en escribir a preguntar lo que sea sobre estos temas que en la medida de lo que sepa, os ayudaré.

Arquivo do blogue