AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

O BACALHAU - Gadus morhua (Linnaeus, 1758)

FAMÍLIA: gadídeos.  (Família de peixes teleósteos com cabeça volumosa e escamas cicloides, cujo género ou tipo se denomina Gadus.)

COMPRIMENTO: 100 cêntimetros.

PROFUNDIDADE: 0 - 600 metros.

LONGEVIDADE: 25 anos.

PESO: 96 quilos. 

DISTRIBUIÇÃO: Atlântico norte.
BIOLOGIA: peixe de águas frias que se encontra normalmente no hemisfério norte, o bacalhau é provávelmente o peixe mais conhecido no mundo, tanto pelo valor desportivo como pelo alto valor gastronómico que possui. Há centenas de anos que esta espécie goza de uma suma importância. Os pescadores Europeus já o pescavam no Grand Banks (Canadá) muito antes que Colombo chegasse à América. Vive no fundo ou perto dele, com uma alimentação à base de peixes (principalmente o arenque e o badejo) crustáceos e invertebrados. A melhor época para a sua pesca, são os meses de Maio e Junho( em profundidade ) e durante os meses de Dezembro a Janeiro na zona costeira, embora possa ser pescado durante todo o ano. Desloca-se normalmente em cardumes de numerosos indivíduos. Esta é a minha forma de honrar os pescadores portugueses que pescavam o bacalhau com grandes veleiros nas águas da Terranova e Gronelândia até meados do século passado, que depois de chegar ao pesqueiro, normalmente com um tempo infernal típico das latitudes onde pescavam, se faziam ao mar em pequenas embarcações chamadas "doris", onde cada pescador sozinho, se dedicavam à faina, afastando-se entre 1 a 2 milhas marítimas à procura do tão apreciado bacalhau, que capturavam com um aparelho de vários anzóis, arriscando a sua vida e onde muitos a perderam entre espessas neblinas. Com grande tradição na nossa pátria, penso ser esta a época mais adequada para expôr toda a glória deste peixe.Mas não sempre foi assim. Passaram muitos anos até que o bacalhau chegasse ao estado de graça e manjar. Na idade média, o bacalhau foi praticamente imposto pela Igreja, devido à proibição de comer carne na Quaresma. Posteriormente, o consumo do bacalhau subiu de uma forma vertiginosa nos hábitos alimentares da população portuguesa.
ALIMENTAÇÃO: qualquer peixe do seu habitat (especialmente arenques e badejos) moluscos, anelídeos e amostras.

MÉTODOS DE PESCA: surfcasting, jigging, spinning.
RECORD IGFA: encontra-se em 44.790 quilos capturado por Alphonse Bielevich no dia 08/06/1969 na ilha de Soals New Hampshire, U.S.A.

                                                    HOMENAGEM AOS AMIGOS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto
Amante incondicional de la naturaleza y la pesca deportiva. Los blog´s que escribo tienen como finalidad ayudar a cualquier pescador presente y futuro a enamorase de la pesca y respetar el medio ambiente. No hesitéis en escribir a preguntar lo que sea sobre estos temas que en la medida de lo que sepa, os ayudaré.

Arquivo do blogue