AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

sábado, 26 de dezembro de 2009

O ROOSTERFISH - Nematistius pectoralis


                                                                                          
FAMÍLIA: carangídeos

LONGEVIDADE: não existem dados fiáveis

COMPRIMENTO: 163 cm

PROFUNDIDADE: 0 - 50 m

PESO: 60 kg


DISTRIBUIÇÃO: U.S.A.(sul da Califórnia), Equador, Perú, Ilhas Galápagos e México (águas tropicais e subtropicais).


 
BIOLOGIA: belo como poucos, este peixe deve o seu nome aos sete longos espinhos da primeira barbatana dorsal, que se estreitam dando origem a filamentos parecidos com fios, que lembram a crista de um galo. Estes espinhos estão encaixados num sulco do dorso do peixe, mas erguem-se sempre que este se excita.
O peixe-galo frequenta águas superficiais sobre fundos de areia. A sua coloração é normalmente de um cinzento azulado no dorso com reflexos prateados e uma inconfundível mancha negra na mandibula superior e outra desde a nuca até ao operculo. Possui também duas longitudinais que começam na espinha dorsal terminando uma junto ao orificio anal e outra na barbatana caudal. As pontas das barbatanas dorsais também são da mesma cor.
Os juvenis encontram-se por vezes nas pequenas lagoas que deixa a maré, ou em estuários, onde fazem incursões para se alimentar, principalmente de pequenos invertebrados e peixes do seu habitat.
 Uma curiosidade sobre este peixe é que a sua bexiga gasosa se estende até ao crânio contactando com o ouvido interno e através dela amplifica os sons para utilizá-los como "radar"com a finalidade de detectar as sua presas. Desloca-se normalmente sozinho ou em cardumes de poucos indivíduos. Os estudos sobre a sua reprodução, são poucos e a informação é escassa.


Considera-se como um lutador "furioso" pois até cair exausto nao se entrega. A sua defesa consiste praticamente em corridas intermináveis que levam qualquer pescador ao cansaço extremo.
A sua pesca desde a praia é especialmente emocionante, pois pode ver-se o peixe atacar devido à pouca profundidade onde normalmente caça.

                                                           Cortesia de Rubén Sanchez


ALIMENTAÇÃO: peixes do seu habitat (vivos de preferência ) e amostras.

MÉTODOS DE PESCA: à mosca, spinning, corrico. surfcasting e à bóia.

O VIDEO: a fabulosa captura de um enorme Peixe galo ou Roosterfish de costa.

                              ACONSELHO AS AMOSTRAS PELA DESPORTIVIDADE.

RECORD IGFA: encontra-se em 51.710 kg capturado por Abe Sackheim no dia 01/06/1960 em La Paz, México.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto

Los que me conocen, saben quien soy...