AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

segunda-feira, 7 de maio de 2012

A CORVINATA PINTADA - Cynoscion nebulosus ( Cuvier, 1830 )


FAMÍLIA: escienídeos

LONGEVIDADE: 18 anos

PROFUNDIDADE: 0 - 20 m

COMPRIMENTO: 1m

PESO: 7,920kg

DISTRIBUIÇÃO: de Nova Iorque ao Golfo do México.



BIOLOGIA: a corvinata pintada é uma das espécies mais populares entre os pescadores desportivos do Atlântico Ocidental, graças à sua carne delicada, é também uma espécie de grande interesse comercial. Está marcada por atraentes e numerosas manchas pretas, que a distinguem fácilmente das suas congéneres que não são mosqueadas e mais pequenas: a corvinata da areia ( Cynoscion arenarius ) e a prateada ( Cynoscion nothus ). É uma espécie normalmente costeira,com clara perferência por fundos com abundante vegetação. Embora no inverno se possa encontrar em maiores profundidades. Adora os estuários onde é capturada com maior frequência, desloca-se normalmente em cardumes que podem ir de 20-50 individuos. Como membro da família dos roncadores durante a época de acasalamento emite pequenos sons para atrair as fêmeas que se asemelham ao ruido de um tambor, este som é conseguido através da contracção de uns músculos que se encontram nas paredes das bexigas natatórias. Devido à grande atracção que têm pela luz, na pesca comercial utilizam-se grandes focos de luz verde para atrair os cardumes à superficie e assim cairem mais fácilmente nas redes.


                                                                   Cortesia de:


ALIMENTAÇÃO: camarões, caranguejos e pequenos peixes entre os quais se encontra a tainha.

MÉTODOS DE PESCA: surfcasting, spinning, jigging, corrico, mosca, à bóia e com peixe vivo.

VIDEO: A captura de uma corvinata pintada, com a consequente alegria.



RECORD IGFA: encontra-se em 2,430 kg capturado por William Favor em Vista de Oro, México no dia 16/09/2000.

CURIOSIDADES: apesar da grande luta que dá a corvinata pintada é conhecida pela fragilidade da sua boca, que normalmente ao ser forçada se desgarra, perdendo assim a peça, por essa razão nos Estados Unidos é conhecida pelo nome de Spotted weakfish ( peixe fraco pintado) devido à fragilidade da sua carne.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto

Los que me conocen, saben quien soy...

Arquivo do blogue