AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

terça-feira, 22 de maio de 2012

O MERO CRIOULO - Epinephelus striatus (Bloch, 1792)

FAMÍLIA: serranídeos.

LONGEVIDADE: 29 anos.

PROFUNDIDADE: 90 metros.

COMPRIMENTO: 122 cêntimetros.

PESO: 25 quilos.

DISTRIBUIÇÃO: Oceano Atlântico, Bermudas, Flórida, Bahamas, México, do Mar Caribe até ao Brasil.
BIOLOGIA: o mero crioulo vive sobre rochas, recifes de coral e bancos de vegetação desde águas costeiras superficiais até profundidades de 90 metros. É sem dúvida um dos meros mais belos desta família,  com a sua coloração pálida, variável de barras escuras e manchas claras. Trata-se de uma espécie importante a nível comercial, tal como o mero americano, (Epinephelus morío) o negro (Mycteroperca bonaci ) ou o serrano estriado,( Centropristis stríata ). Ofrece ao pescador desportivo uma luta titânica ao ser ferrado e é um dos mais perseguidos por estes nas suas jornadas de pesca. Durante a sua juventude é normal ver cardumes de 20 ou mais individuos em leitos de algas capturando pequenos camarões ou caranguejos, porém esta fase gregária dura pouco, ao atingir a fase adulta o mero crioulo tal como outros meros trona-se um peixe solitário que normalmente habita uma cova ou se esconde em qualquer estrutura marinha e só sai dela para alimentar-se. São peixes muito confiados que proprocionam aos mergulhadores fotos belissimas, pois se se habituam à sua presença permitem que se lhes acariciem. Na questão da captura a parte mais dificil é conseguir evitar que o peixe se meta no buraco ou estrutura, pois é o primeiro que faz ao sentir-se preso, esses primeiros segundos são cruciais para o sucesso da captura, depois é uma questão de paciência e qualidade de equipamento. O mero crioulo encontra-se em perigo de extinção devido como sempre aos excessos cometidos pelo famoso "ser humano".
O VIDEO: infelizmente a melhor maneira de ver hoje em dia um mero crioulo é em cativeiro.
ALIMENTAÇÃO: moluscos, crustáceos, peixe, polvos e ao atingir o estado adulto raias.

MÉTODOS DE PESCA: spinning, jigging, corrico, pesca embarcada, surfcasting.

RECORD IGFA: encontra-se em 17.460 quilos e foi capturado por Lewis Goodman no dia 14/02/1994 em Bimini nas Bahamas.

                                                     HOMENAGEM AOS AMIG@S

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto
Amante incondicional de la naturaleza y la pesca deportiva. Los blog´s que escribo tienen como finalidad ayudar a cualquier pescador presente y futuro a enamorase de la pesca y respetar el medio ambiente. No hesitéis en escribir a preguntar lo que sea sobre estos temas que en la medida de lo que sepa, os ayudaré.

Arquivo do blogue