AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

O PEIXE GATO - Ameiurus melas ( Rafinesque 1820)




FAMÍLIA: ictalúrideos

LONGEVIDADE: 10 anos

PROFUNDIDADE: 0 - 20 m

COMPRIMENTO: 60 cm

PESO: 4 kg


DISTRIBUIÇÃO: global


BIOLOGIA: este pequeno peixe-gato, nativo da América do Norte, possui um corpo sem escamas coberto de uma abundante capa de garro, a cor predominante é o negro excepto o seu ventre que é de um amarelo esbranquiçado, destaca o tamanho da sua cabeça e boca que são bastante desporporcionados em relação ao pequeno corpo que têm.
Segundo os estudos realizados sobre esta espécie, é um peixe que pode alcançar os 60 cm de longitude e um peso aproximado aos 4 kg, mas são casos excepcionais que só se dão no pais de origen, normalmente medem entre 25-35 cm e alcançam um peso de 400 gr. Suporta bem águas com pouco oxigénio e bastante contaminadas, vivendo prefeitamente em águas com temperaturas superiores aos 30ºC o que há partida é bastante supreendente para um peixe de tão reduzidas dimensões. A época de reprodução dá-se a finais de Primavera e principios do Verão, a fêmea deposita entre 2000 a 5000 ovos, os quais ficam ao cuidado do macho até a éclosão. Durante a sua juventude formam autênticas "nuvens" na superficie alimentando-se de larvas de mosquito. É um animal de hábitos nocturnos e a sua alimentação hómnívora, alimentando-se de plantas, invertebrados e peixes.
Intruduzido em muitos países como um predador das larvas de mosquito, mais tarde foi confirmada esta medida como um tremendo erro, pois devido a sua alta capacidade de adaptação aos meios mais agrestes, este pequenino transformou-se numa verdadeira "praga", da qual as autoridades não se conseguem livrar, pois além de alimentar-se das larvas de mosquito, também depreda sobre todos os alevins de outros peixes do seu habitat, reduzindo drásticamente a sua população. Embora seja uma espécie de reduzidas dimensões por vezes dão-se casos excepcionais como este.



                                                         Com 27 cm e um peso de 500gr.

ALIMENTAÇÃO: o peixe gato come de tudo, para a pesca normalmente utiliza-se o asticot, milho, minhoca da terra.



MÉTODOS DE  PESCA: à inglesa, à francesa, feeder e ao fundo.

RECORD IGFA: encontra-se em 3,370 kg capturado por Kevin Kelly no dia 25/08/1993 em Mill Pond, Wantagh New York U.S.A.


CURIOSIDADES: na pesca de competição é considerado um peixe com alto valor desportivo, porque quando não se consegue capturar qualquer outra espécie, os pescadores de pensamento rápido dedicam o seu tempo de prova à captura desta espécie devido à sua abundância, para assim conseguir uma classificação satisfatória.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto

Los que me conocen, saben quien soy...

Arquivo do blogue