AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

A TENCA - Tínca tínca



FAMÍLIA: ciprinídeos

PROFUNDIDADE: 0 - 50 m

LONGEVIDADE: ?

COMPRIMENTO: 70 cm

PESO: 8 kg



DISTRIBUIÇÃO: Europa, América do Norte, Àsia e Austrália.

 
BIOLOGIA: a tenca é uma espécie muito popular entre os pescadores das suas águas nativas da Europa e Àsia, intruduzida com êxito em águas de Austrália e América do Norte. É sobretudo uma espécie de águas paradas, embora também se encontre nas zonas baixas dos rios. Pode-se determinar o sexo das tencas através das suas barbatanas pélvicas, as do macho são muito mais compridas que as da fêmea e prolongam-se para além do orificio anal. As diminutas escamas da tenca estão cobertas por uma camada protectora de garro, tão espessa que nos dá a ideia que esta não possui escama alguma, as barbatanas são suavemente arredondadas e a sua coloração normal é de um verde azeitona passando por vezes a um verde escuro ou amarelado, dependendo do habitat, o qual é um presente da natureza já que lhe serve de perfeita camuflagem para ocultar-se dos seus predadores. Amiga da vegetação onde pode encontrar comida e refúgio não se desloca para muito longe desta, o que nos dá uma excelente pista para a sua localização. Na sua juventude alimenta-se de pequenos invertebrados, insectos e anélidos, passando depois a comer quase de tudo como qualquer outro ciprinídeo

É um peixe bonito de picada delicada, mais parecida a um pequeno beijo que a uma picada, a sua pesca não é apta a nervosos ou pescadores de pouca paciência pois a Tenca é um peixe subtil cuja presença apenas se nota, a não ser depois de fisgada. Embora não seja grande combatente sabe utilizar o seu habitat com astúcia para enroscar-se no tronco mais próximo com a finalidade de evitar a sua captura.

                                                            Cortesia de:


ALIMENTAÇÃO: asticot, milhoca da terra, milho, pão.

MÉTODOS DE PESCA: pesca à Francesa, à Inglesa, carpfishing.

RECORD IGFA:  encontra-se em 4, 640 kg capturada em  Ljungbyan, Suíça no dia 02/07/1985 por Dan Dellerfjord.

                                                    HOMENAGEM AOS AMIGOS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto

Los que me conocen, saben quien soy...

Arquivo do blogue