AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

A TENCA - Tinca tinca (Linnaeus, 1758)

FAMÍLIA: ciprinídeos.

PROFUNDIDADE: 0 - 50 metros.

LONGEVIDADE: 20 anos.

COMPRIMENTO: 80 cêntimetros.

PESO: 4 quilos.

DISTRIBUIÇÃO: Europa, América do Norte, Àsia e Austrália.
BIOLOGIA: a tenca é uma espécie muito popular entre os pescadores das suas águas nativas da Europa e Àsia, intruduzida com êxito em águas de Austrália e América do Norte. É sobretudo uma espécie de águas paradas, embora também se encontre nas zonas baixas dos rios. Pode-se determinar o sexo das tencas através das suas barbatanas pélvicas, as do macho são muito mais compridas que as da fêmea e prolongam-se para além do orificio anal. As diminutas escamas da tenca estão cobertas por uma camada protectora de garro, tão espessa que nos dá a ideia que esta não possui escama alguma, as barbatanas são suavemente arredondadas e a sua coloração normal é de um verde azeitona passando por vezes a um verde escuro ou amarelado, dependendo do habitat, o qual é um presente da natureza já que lhe serve de perfeita camuflagem para ocultar-se dos seus predadores. Amiga da vegetação onde pode encontrar comida e refúgio não se desloca para muito longe desta, o que nos dá uma excelente pista para a sua localização. Na sua juventude alimenta-se de pequenos invertebrados, insectos e anélidos, passando depois a comer quase de tudo como qualquer outro ciprinídeo. É um peixe bonito de picada delicada, mais parecida a um pequeno beijo que a uma picada, a sua pesca não é apta a nervosos ou pescadores de pouca paciência pois a Tenca é um peixe subtíl cuja presença apenas se nota, a não ser depois de fisgada. Embora não seja grande combatente sabe utilizar o seu habitat com astúcia para enroscar-se no tronco mais próximo com a finalidade de evitar a sua captura. A fêmea pode pôr até 300.000 ovos por quilo de peso!! A gestação dura uma semana e os alevins ao nascer são completamente independentes.
ALIMENTAÇÃO: asticot, milhoca da terra, milho, pellets, pão.

MÉTODOS DE PESCA: pesca à Francesa, à Inglesa, carpfishing.

RÉCORD IGFA:  encontra-se em 4,640 quilos capturada em  Ljungbyan, Suíça no dia 02/07/1985 por Dan Dellerfjord.

                                                       HOMENAGEM AOS AMIGOS


Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto
Amante incondicional de la naturaleza y la pesca deportiva. Los blog´s que escribo tienen como finalidad ayudar a cualquier pescador presente y futuro a enamorase de la pesca y respetar el medio ambiente. No hesitéis en escribir a preguntar lo que sea sobre estos temas que en la medida de lo que sepa, os ayudaré.

Arquivo do blogue