AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

A PALMETA - Trachinotus ovatus (Linnaeus, 1758)



FAMÍLIA: carangídeos

PROFUNDIDADE: 0 - 200 m

LONGEVIDADE: ?

COMPRIMENTO: 70 cm

PESO: 3 kg

DISTRIBUIÇÃO: oeste do Oceano Atlântico, Baía de Biscaia, Mediterrâneo até Angola.




BIOLOGIA:  tal como a história de David e Golias, este pequeno predador bem podia ser David, pois o que lhe falta em tamanho é compensado com bravura. Poucos pescadores poderiam acreditar que o que está no estremo da sua linha é uma pequena palmeta. Gosta de praias arenosas, donde se desloca como uma autêntica "faca" cortando a água na busca incessante de pequenos peixes, moluscos e crustáceos que são a base da sua alimentação. Embora o seu dorso tenha um acentuado azul, a côr que predomina é o prateado com várias manchas negras nas estremidades das suas barbatana dorsal, ventral e caudal. Possui também entre 3-5 manchas em forma de meia lua acinzentadas nos flancos. É frequente vê-la em estuários pois tolera bastante bem a falta de salinidade, perfere águas calmas com pouca ondulação e as suas capturas são mais frequentes no verão, com preferência ao amanhecer e ao entrardecer. Na sua juventude formam pequenos cardumes que são capturados com facilidade desde qualquer praia ou molhe.

A sua defesa quando capturada consiste em rápidas corridas, nas quais utiliza o seu corpo como escudo, para oferecer resistência dobrando-se em forma de "U". Devido a sua beleza e escasso tamanho é utilizada em muitos países como peixe ornamental em aquários.

                                                             Cortesia de Jorge Lopes



ALIMENTAÇÃO: camarão, toda espécie de anélidos, pequenos peixes do seu habitat e amostras.

MÉTODOS DE PESCA: surfcasting, spinning, á bóia, á mosca.


                           ACONSELHO AS AMOSTRAS PELA DESPORTIVIDADE.


RECORD IGFA: encontra-se em 0,81kg capturada por Henry B. Flores Jr no dia 06/12/2006 em Port Aransas, Texas, USA.

                                                             HOMENAGEM AOS AMIGOS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto

Los que me conocen, saben quien soy...

Arquivo do blogue