AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

O VUNDÚ - Heterobranchus longifilis


  
FAMÍLIA: silúrídeos

LONGEVIDADE: ?

PROFUNDIDADE: 0 - 200 m

COMPRIMENTO: 150 cm

PESO: 60 kg



DISTRIBUIÇÃO: África Austral.



BIOLOGIA: pertence á familia dos peixe-gato obviamente, porém com uma diferença fantástica para nós pescadores, pura adernalina, é sem dúvida o mais poderoso dos peixes-gato, a sua força de combate só é comparável à do Siluro, porém este deveria possuir o dobro do tamanho do Vundú, para estar em igualdade de condições. É um peixe-gato único, têm os "bigodes" mais grandes de todos os seus congéneres, autênticas antenas de detecção e duas barbatanas dorsais, a sua cor é acastanhado e o seu ventre branco, uma cabeça descomunal acompanhada por uma boca de iguais porporções é a maior espécie de água doce da África Austral, perfere lagos e rios profundos, na sua juventude alimenta-se de tudo, tal como na sua madurez, a única diferença é o tamanho dos alimentos, quem pratica a sua pesca com assiduidade, utiliza como iscos, rãs, cobras, carne de diversos animais e um isco muito "particular", sabão azul. Sim, disse sabão azul!! Calcula-se que devido ao alta quantidade de gordura animal que possui este tipo de sabão o Vundú adora-o. Assim que fazem pequenas bolas (uma bola de golfe, aproximadamente) que é posta no anzol directamente ou através do sistema "hair" tão utilizado pelos pescadores de carpfishing.

Uma das qualidades deste isco tão particular é a selecção de espécies, visto que somente o Vundú se alimenta deste. O seu combate é tão épico devido ao facto de que o Vundú detesta a luz, ( a sua pesca normalmente faz-se á noite), e cada vez que se consigue subir próximo á superfície este colosso a sua reacção imediata é buscar a profundidade, são peixes que te arrancarão 100 m de linha na primeira corrida, é somente para dar uma ideia da força bruta desta espécie.

                                                               Cortesia de C. Summers



ALIMENTAÇÃO: a enteriormente citada.


MÉTODOS DE PESCA: carpfishing, jigging, spinning, á mosca.

                           ACONSELHO AS AMOSTRAS PELA DESPORTIVIDADE.



RECORD IGFA: encontra-se em 32.500 kg capturado por Rob Konschel no dia 26/12/2000 no lago Kariba em Zambézia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto

Los que me conocen, saben quien soy...

Arquivo do blogue