AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

A ENGUIA - Anguilla reinhardtii (Steindachner, 1867)

FAMÍLIA: anguilídeos.

COMPRIMENTO: 200 cêntimetros.

LONGEVIDADE: 60 anos.

PROFUNDIDADE: 0 - 2000 metros.

PESO: 20 quilos.

DISTRIBUIÇÃO: global, porém com maior incidência em Àfrica do Sul, Austrália, Tasmânia, Nova Zelânda e América do Sul.
BIOLOGIA: na fase inicial do seu desenvolvimento, as larvas da enguias são criaturas estranhas, transparentes e em forma de folha a que se dá o nome de leptocéfalos. Mais tarde tornam-se angulas, versões em miniatura dos seus progénitores, é nessa fase que as enguias de àgua doce chegam aos rios. Durante essa fase sofrem uma verdadeira caça por parte de paìses como Espanha por exemplo, visto que são consideradas um autêntico manjar nessa fase do seu crescimento, chegando a atingir preços astronômicos no mercado, principalmente no Natal. Naturalmente se um peixe é dizimado na sua primeira fase de crescimento poucas possibilidades existem de que uma grande população dessa espécie chegue a existir, porém a mãe natureza é excepcional e consegue, não sei através de que milagre manter mais ou menos estável a população deste magnifico peixe. Existem várias espêcies de enguias como por exemplo a Enguia Europeia (Anguilla anguilla), a Enguia Americana (Anguilla rostrata) e a Enguia de barbatanas largas (Anguila reinhardtii ), neste caso dou-vos a conhecer a Enguia das barbatanas largas, visto ser a que atinge maior tamanho e peso. Embora exista a nível global, é em Nova Zelanda que são conhecidos os maiores exemplares capturados com cana. São peixes de lento crescimento atingindo uma média de 15-25 milímetros ao ano. Devido à febre do ouro nos anos sesenta "doênça" que atacou este país durante muitos anos, foram escavadas millares de minas nas suas montanhas, minas essas que depois de abandonadas foram imundadas por rios e ribeiras da zona criando verdadeiros paraísos para as enguias. Estes "santuários" foram esquecidos durante anos deixando as enguias crescer em paz, o que generou provávelmente o lugar do planeta com as maiores enguias conhecidas até hoje. Exemplares que podem ser comparados (sem exagero) com a perna de um homem. Este fenómeno deve-se ao facto que em Nova Zelanda a Enguia de barbatanas largas é o peixe que está no topo da cadeia alimenticía dos peixes de água doce, assim que atingindo certo tamanho deixa de haver perdadores que lhe façam frente, podendo então atingir estes tamanhos e pesos tão espetaculares. São peixes que se alimentam praticamente de tudo, mas com especial debilidade por iscos sangrentos, assim que para a sua pesca, que normalmente é mais produtiva ao amanhecer ou entardecer, utilizam-se com frequência pedaços de figado de cordeiro ou boi troceados e corações de galinha.
ALIMENTAÇÃO:  a anteriormente citada.

MÉTODOS DE PESCA: surfcasting, à boia, à deriva.

RECORD IGFA: encontra-se em 16,360 quilos capturada por Ferdier Van Nooten no dia 10/06/1984 em Hanzelmere Dam na Àfrica do Sul.


   HOMENAGEM AOS AMIG@S

4 comentários:

  1. este blog está fantástico só tenho dar os parabéns...
    Eu pelo o mais incrível que pareça nunca consigui apanhar uma enguia já utilizei todas as iscas possíveis e nada incluindo minhoca da terra e o rabo de lagostim, enquanto vejo os outros a capturar
    Não tenho sorte com está especi
    Parabéns pelo blog

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo comentário amigo Anónimo, são palavras como as suas que dão sentido a este pequeno hobby. O único conselho que lhe posso dar sobre as enguias, (porque não sei as condições em que as tenta pescar) é talvez o horário de pesca, é mais fácil capturar enguias durante a noite ao nas primeiras horas do amanhecer ou do anoitecer, desejos de melhor sorte.

    ResponderEliminar
  3. josé adelino. numa lagoa perto de alcoentre apanhou uma. enguia com um metro e dois centimetros e com peso de 2kg 100

    ResponderEliminar
  4. Olá José Adelino, se capturas-te uma enguía com essas dimensões, será uma Enguia Europeia (Anguilla anguilla) e é realmente grande. Felicidades.

    ResponderEliminar

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto
Amante incondicional de la naturaleza y la pesca deportiva. Los blog´s que escribo tienen como finalidad ayudar a cualquier pescador presente y futuro a enamorase de la pesca y respetar el medio ambiente. No hesitéis en escribir a preguntar lo que sea sobre estos temas que en la medida de lo que sepa, os ayudaré.

Arquivo do blogue