AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

sábado, 24 de outubro de 2009

A ARAPAIMA - Arapaima Gigas (Cuvier 1829)

FAMILIA: arapaimídeos.

LONGEVIDADE: 20 anos.

COMPRIMENTO: metros.

PESO: 200 quilos.

PROFUNDIDADE: 0 -10 metros.

DISTRIBUIÇÃO: América do Sul, Equador, Perú, Bolívia, Guiana Francesa e norte do Brasil.
BIOLOGIA: também chamado Pirarucu,( no Brasil, derivado Tupí-Guaraní Pirá ) este predador pré-histórico e misterioso, é uma das maiores espécies de água doce do mundo. Nos poucos lugares onde os arapaimas podem ser vistos em grande número, podem ser ouvidos enquanto caçam os pequenos peixes dos quais se alimentam. É normal subirem à superfície para engolir ar fresco, pois assim como o tarpão têm a capacidade de respirar ar. Embora seja um peixe de dimensões extraordinárias, é um perdador silencioso, movendo-se com elegância com o seu corpo largo e flexível, em busca de pequenas presas. Apesar do tamanho da sua cabeça, a sua boca é relativamente pequena e não pode ingerir animais de grande porte. Tem uma taxa de crescimento muito rápida e nos dois primeiros anos, um peixe com 140 cêntimetros e 30 quilos ronda em idade os 3 ou 4 anos. Ao ser pescado, utiliza todo o seu peso para saltar no ar e sacudir a cabeça com extrema violência para tentar safar-se do anzol. Assim, a tarefa mais árdua do pescador é tentar evitar o facto anterior, para além dos saltos permitirem recarregar energias porque respira (ar), o que aumenta a intensidade da luta, outra vez!! A arapaima têm de subir à superficie cada 10-20 minutos para poder respirar, esse facto fez com que durante muitos anos fôsse arpoada por pescadores que sabiam a sua debilidade. Pescam-se principalmente na estação seca, ao ficarem isolados em poças. É o maior peixe de escamas do Brasil e um dos maiores do mundo. A sua língua seca foi usada pelos indígenas durante anos para raspar a semente do guaraná e obter assim o seu pó. A época de reprodução vai desde Dezembro a Maio e a desova ocorre em águas superficiais. Cada fêmea deposita cerca de 180 mil ovos aproximadamente em diferentes ninhos para assim poder conseguir uma maior taxa de subervivência. As larvas eclodem ao quinto dia da gestação e nadam sempre ao lado da cabeça do pai, que nessa época muda a côr para um verde escuro de forma a memetizar melhor os filhotes. Ambos são protegidos pela fêmea que nada em volta do pai e dos filhotes até que ambos consideram oportuno. Sem dúvida nenhuma é uma espécie extraordinária. 
 ALIMENTAÇÃO: peixes do seu habitat tais como piranhas, peixes gato e caranguejos ou qualquer outro animal que entre nos seus dominios desde que tenha um pequeno tamanho. 

MÉTODOS DE PESCA: ao fundo, á bóia e spinning.
O VIDEO: monstruoso!!! Fábio Fregona "Baca" ao limite do impossivel!!
RÉCORD IGFA ALL TACKLE: encontra-se em 154 quilos e foi capturado por Jakub Vagner no dia 18 de Fevereiro de 2010 na Amazônia, Ecuador. 

                                                     ¡¡ HOMENAGEM A@S AMIG@S !!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto
Amante incondicional de la naturaleza y la pesca deportiva. Los blog´s que escribo tienen como finalidad ayudar a cualquier pescador presente y futuro a enamorase de la pesca y respetar el medio ambiente. No hesitéis en escribir a preguntar lo que sea sobre estos temas que en la medida de lo que sepa, os ayudaré.

Arquivo do blogue