AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

domingo, 18 de outubro de 2009

A CARPA DE SIAM - Catlocarpio siamensis




FAMÍLIA: ciprinídeos

LONGEVIDADE: ?

COMPRIMENTO: 3 mts

PESO: 150 kg

PROFUNDIDADE: 0-30 mts



DISTRIBUIÇÃO: Ásia, principalmente na Tailândia e Singapura.

BIOLOGIA: a "mãe" de todas as carpas, similar em certo ponto às nossa carpas, tem a peculiaridade de alimentar-se 90% de vegetais; o que mais chama a atenção desta carpa (para além do seu descomunal tamanho) são os seus grandes olhos e a sua boca perfeitamente adaptada para arrancar algas e vegetação em geral. Com um corpo compacto coberto de enormes escamas de um tom esverdeado devido possivelmente à alimentaçao, possui uma única barbatana dorsal curta mas alta e uma grande caudal com a qual se pode imaginar a potência deste peixe ao ser capturado. Quando juvenil habita pequenos cursos de água e lagos. Pode ser criada em cativeiro desde que o seu habitat seja rico em vegetação. Um dos lagos mais famosos para a sua pesca desportiva está em Bangkok.


ALIMENTAÇÃO: básicamente vegetais, pão, batata e algumas massas confeccionadas com queijo e ainda minhocas de grandes dimensões.

MÉTODOS DE PESCA: á bóia, ao fundo e buldó.


O VIDEO: a captura de uma carpa de Siam.


RECORD IGFA: categoria All-Tackle, encontra-se em 120 kg e 150 cm, capturada no lago Bung Sam Lan em Tailândia no ano 2007.

1 comentário:

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto

Los que me conocen, saben quien soy...

Arquivo do blogue