AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

O ACHIGÃ - Micropterus salmoides (Lacepède, 1802)

FAMILIA: centrárquídeos.

LONGEVIDADE: 23 anos.

COMPRIMENTO: 97 cêntimetros.

PESO: 10 quilos.

PROFUNDIDADE: 0-30 metros.

DISTRIBUIÇÃO: global.
BIOLOGIA: Habita em lagoas, lagos e rios com águas claras e vegetação; também suporta águas menos claras; quando jovem, vive em cardumes que se alimentam básicamente de crustáceos, de insectos e das larvas de estes, de minhocas e de girinos. Ao atingir a maturidade passam a presas de maiores dimensões tais como rãs, lagostins e peixes; os maiores exemplares chegam a atacar aves aquáticas; a família dos centrárquídeos é bastantes extensa, destacando-se o achigã de boca pequena, o achigã de swuannee, o achigã mosqueado, o achigã de olhos vermelhos e o achigã de guadalupe; não se alimentam durante a gestação, que ocorre no início da Primavera (dependendo da temperatura da água); praticam o canibalismo; são muito territoriais. A pesca do achigã é das mais belas que se podem praticar na pesca desportiva, devido ao carácter tão incrivel que este peixe possui, em paises como os Estados Unidos a loucura por este peixe é tal que se lhe dá tanta ou mais importância que ao futebol americano, nos grandes concursos que se realizam os prémios en dinheiro são astronómicos e enche-se estádios de futebol só para ver a entrega de esses prémios.
 ALIMENTAÇÃO: qualquer ser vivo do seu habitat anteriormente descritos.

MÉTODOS DE PESCA: spinning, casting, jigging, corrico, mosca, a bóia.

O VIDEO: a captura de sonho de um achigã.
                                              
RECORD IGFA: encontra-se en 10,092 quilos e foi capturado por George Waswington Perry no lago Montgomery em 1932!! Recentemente, no ano 2009 o record foi igualado por Manabu Kurita com um peixe do mesmo peso, capturado no lago Biwa no Japão.

                                                        HOMENAGEM AOS AMIG@S

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto
Amante incondicional de la naturaleza y la pesca deportiva. Los blog´s que escribo tienen como finalidad ayudar a cualquier pescador presente y futuro a enamorase de la pesca y respetar el medio ambiente. No hesitéis en escribir a preguntar lo que sea sobre estos temas que en la medida de lo que sepa, os ayudaré.

Arquivo do blogue