AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

O LÚCIO - Esox lucius (Linnaeus, 1758)


FAMILIA: Esocídeos.

LONGEVIDADE: 30 anos.

COMPRIMENTO: 183 cêntimetros.

PESO: 45 quilos.

PROFUNDIDADE: 0-30 metros.

DISTRIBUIÇÃO: global (excepto águas quentes)
BIOLOGIA: é um peixe poderoso de rápido crescimento; pode alcançar 30 cêntimetros em apenas quatro meses, vivem em rios, ribeiras e extensões de água parada limpa e transparente com abundante vegetação, a qual utilizam para reprodução e caça; as suas escamas são um autêntico quadro de camuflagem, que utiliza para ocultar-se entre a vegetação para realizar ataques fulminantes às suas presas; é capaz de engolir uma presa com 25% do seu próprio peso; as suas mandibulas possuem dentes abundantes e afiados inclinados para o interior da boca o que exerce um efeito de anzol e só permite a entrada das vitimas que normalmente engole pela cabeça. Em juvenil alimenta-se de camarões de água doce, lagostins, e pequenos peixes, para passar no estado adulto a alimentar-se de peixes, cobras, roedores, sapos ou rãs e aves aquáticas. Exerce o canibalismo e não é raro ver lúcios capturados com impressionantes dentadas. A reprodução do lúcio é excepcional, dá-se normalmente a princípios de fevereiro e dura até ao final da primavera. Nessa altura é quando se costuma ver com mais facilidade vários machos com uma única fêmea, porque a reprodução do lúcio é poliàdrica (os ovos da fêmea são fecundados por vários machos), a posta pode ir de 15.000 a 35.000 ovos no entanto uma fêmea que pese entre os 18-20 kg pode pôr até 700.000 ovos.
ALIMENTAÇÃO: toda espécie de peixe ou animal residente no seu habitat.

MÉTODOS DE PESCA: spinning, casting, jigging, corrico, bóia e fundo.

O VIDEO: sem palavras!!

RECORD IGFA: categoria All-Tackle, encontra-se em 25 quilos capturado por Lothar Lois no dia 16/10/1986 no lago Grefeern, Alemanha.

                                                       HOMENAGEM AOS AMIG@S

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto
Amante incondicional de la naturaleza y la pesca deportiva. Los blog´s que escribo tienen como finalidad ayudar a cualquier pescador presente y futuro a enamorase de la pesca y respetar el medio ambiente. No hesitéis en escribir a preguntar lo que sea sobre estos temas que en la medida de lo que sepa, os ayudaré.

Arquivo do blogue