AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

O TUCANARÉ - Cichla ocellaris (Bloch & Schneider, 1801)

FAMILIA: ciclídeos

LONGEVIDADE: ?

COMPRIMENTO: 100 cêntimetros.

PESO: 15 quilos.

PROFUNDIDADE: 0-20 metros.

DISTRIBUIÇÃO: América do sul, rio Amazonas e Orinoco e seus afluentes.
BIOLOGIA: se existe um adjectivo para qualificar este peixe, é sem duvida "explosivo". São quatro os tucanarés mais conhecidos e pescados. Porém esta espécie conta com mais de 13 espécies conhecidas. Aqui vos deixo uma lista dos mais famosos. O maior tucanaré (Cichla temensis) caracteriza-se por três riscas verticais situadas atrás dos olhos na altura das faces. A parte superior do seu corpo apresenta um verde brilhante e é sem dúvida o troféu mais buscado.
O speckled tucanaré, é o mais escuro dos peacock. Esta subespécie caracteriza-se por uma série de manchas de côr amarelo claro ou branco ou linhas discontínuas em filas horizontais ao longo do corpo. São os lutadores mais duros, embora sejam mais pequenos.
O tucanaré borboleta (Cichla orinocensis) distingue-se dos outros porque tem três círculos negros em cada lado do corpo, no lugar das riscas verticais e não são muito grandes. O seu peso ronda os 6 quilos, mas não deixa de ser um extraordinário lutador que te sorprenderá por la resistencia.
 A força de um peacock bass não corresponde ao seu tamanho e muitos pescadores já foram surpreendidos pela ruptura da cana devido à sua inexperiência e consequente fuga do peixe. Embora o seu nome nos recorde o black bass, nada mais longe da realidade. O tucanaré pertence à família dos ciclídeos, a que pertencem mais de mil espécies. Com diferenças notáveis como o facto de que nunca desiste de atacar a sua presa até conseguir o seu objectivo, alimenta-se de qualquer ser vivo do seu habitat. Extremamente territoriais, atacam muitas vezes não para alimentar-se, mas para proteger o seu territorio. Na época da desova, os machos desenvolvem um crista ou perturberância sobre a cabeça, o qual facilita muito para destinguir os machos das fêmeas. 

O VIDEO: da mão de Fábio Fergona " Baca" simplesmente explosivo. 

ALIMENTAÇÃO: peixes do seu habitat, caranguejos, rãs e cobras.

MÉTODOS DE PESCA: spinning, mosca e à bóia.

RECORD IGFA: categoria All-Tackle, encontra-se em 12,240 quilos, capturado por Gerald Lowson no dia 04/12/1994 no Rio Negro, Brasil.

                                                       HOMENAGEM AOS AMIGOS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto
Amante incondicional de la naturaleza y la pesca deportiva. Los blog´s que escribo tienen como finalidad ayudar a cualquier pescador presente y futuro a enamorase de la pesca y respetar el medio ambiente. No hesitéis en escribir a preguntar lo que sea sobre estos temas que en la medida de lo que sepa, os ayudaré.

Arquivo do blogue