AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

A CARPA - Cyprinus carpio carpio (Linnaeus, 1758)


                                              
FAMILIA: ciprinídeos

LONGEVIDADE: 30 anos

PROFUNDIDADE: 0 - 50 m

COMPRIMENTO: 1.5 m

PESO: 40 kg 


DISTRIBUIÇÃO: global

BIOLOGIA: A carpa selvagem começou a ser criada para consumo na Ásia, cerca de 400 a.C. Desde então, a reprodução selectiva em viveiros da Europa de Leste, deu origem a uma série de variantes tais como: a carpa royal ou de espelhos ou a de couro. São peixes que apresentam uma cabeça sem escamas e o corpo completamente coberto pelas mesmas, salvo a carpa couro que daí provém o seu nome, apresentando uma coloração variável; alimenta-se de plantas, algas, caracóis, minhocas, larvas de insectos, camarões, mexilhões e de muitos outros organismos existentes no fundo, a meia água e na superfície, utilizando a sua larga boca como um "aspirador" para sugar os alimentos; consegue digerir alimentos bastante duros devido aos dentes farígenos. A sua reprodução dá-se no início da Primavera e uma carpa fêmea de aproximadamente 4 kg tem a capacidade de pôr 300.000 ovos, os quais possuem uma seiva pegajosa com a qual se aderem a plantas e raízes até à eclosão.



ALIMENTAÇÃO: A carpa pode ser pescada com um sem fim de iscos, estando de entre os mais "caseiros" o pão, minhocas ou larvas de mosca verde, passando pela carne, milho doce e batatas. Hoje em dia a pesca da carpa evolui a cada minuto, passando por iscos confecionados pelo pescador, até aos famosos "boillies" que não são mais que bolas de engodo em pequenas dimensões, fabricados com farinhas e adulçorantes, aos quais se inpregnam aromatizantes de maneira a atraír as carpas.

MÉTODOS DE PESCA: carpfishing, pesca à Francesa ou pesca directa, pesca à Inglesa, à mosca e à Bolonhesa.

O VIDEO: a captura da carpa da foto.


RECORD IGFA: categoria All-Tackle, encontra-se em 41kg capturada por Andy Komornicki em águas francesas conhecidas como Les graviers.

                                                       CAPTURA E SOLTA


Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto

Los que me conocen, saben quien soy...

Arquivo do blogue