AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

O ATUM RABILHO - Thunnus thynnus


FAMÍLIA: escombrídeos

LONGEVIDADE: 50 anos

COMPRIMENTO: 4,30 m

PESO: 680 kg

PROFUNDIDADE: 0-985 mts


DISTRIBUIÇÃO: Atlântico (oeste), Golfo do México, Caraíbas, Venezuela, Noruega, Ilhas Canárias e Mediterrâneo. Também na África do Sul.



BIOLOGIA: o maior dos atuns, é uma autêntica "bala", capaz de alcançar velocidades da ordem dos 104 km/h. Deslocam-se em cardumes, mas todos os membros têm tamanhos similares. Alimenta-se de qualquer peixe do seu habitat, com especial interesse denotando particular interesse por pequenos cardumes de anchovas, lulas e caranguejo vermelho. A sua defesa mais espectacular consiste no facto de que quando são ferrados, mergulham a pique a uma velocidade tremenda, causando muitas vezes a ruptura do nylon. A família dos escombrídeos está espalhada pelas águas temperadas e tropicais e tem uma grande importância tanto a nível comercial como da pesca desportiva. O seu grande valor comercial faz com que sejam pescados com grandes redes derivantes, mas o uso dessas redes foi restringido por acordos internacionais, dado que apanhavam não só uma grande percentagem de atuns, como também outras especies tais como: dourados, espadins, etc.
Alguns dos nomes mais conhecidos desta espécie são; o atum gaiado (euthynnus pelamis) que pode atingir os 35 kg, o atum de barbatana negra (thunnus atlanticus) sendo um dos mais pequenos que só atinge 19 kg e o atum voador (thunnus alalunga ) cujo nome vem das suas barbatanas peitorais que se estendem até ultrapassar a barbatana anal e atinge o peso de 43 kg.

                                                              Cortesia de:


ALIMENTAÇÃO: sardinha, cavala, lulas, anchovas e amostras.

MÉTODOS DE PESCA: spinning, trolling, jigging, a mosca e a deriva.

O VIDEO: a extraordinária captura de um atum vermelho a spinning de superficie.



                             ACONSELHO AS AMOSTRAS PELA DESPORTIVIDADE.

RECORD IGFA: categoria All-Tackle, encontra-se em 678.580 kg capturado por Ken Fraser no dia 26/10/1979 em Aulds Cove Nova Escócia, Canada.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto

Los que me conocen, saben quien soy...

Arquivo do blogue