AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

O ESTURJÃO - Acipenser transmontanus (Richardson, 1836)

FAMÍLIA: acipencerídeos.

COMPRIMENTO600 cêntimetros.

LONGEVIDADE100 anos.

PROFUNDIDADE: 0-60 metros.

PESO: 1000 quilos.

DISTRIBUIÇÃO: Colombia Britânica, rio Fraser, Califórnia e Aláska.
BIOLOGIA: um dinossauro de água doce, visto que já existia no período Jurássico, este magnifico animal existe no nosso planeta à mais de 120 milhões de anos. Está confirmado que já na época dos Fenicios era pescado e utilizado como alimento por esta grande civilização. Infelizmente hoje em dia a sua população está em perigo de extinção devido à extrema ganância do ser humano e ao alto valor existente no mercado para a sua carne e principalmente pelas suas ovas das quais se faz o tão caro e apreciado caviar. É realmente uma pena que tudo o que o ser "humano" toca seja destruído.
O esturjão é o maior peixe de água doce que se pode encontrar na América do Norte. Capaz de superar a barreira dos 6 metros e de alcançar 1,000 kilogramos. Uma máquina de cansar pescadores. A côr do lombo é de um cinzento verdoso e o ventre branco. Está provido de escudos ósseos dorsais e laterais que lhe dão um aspecto couraçado peculiar. Dotado de uma boca como a dos tubarões, com a particularidade de que não tem dentes, esta têm a capacidade de esticar dando forma a uma espécie de tubo com o qual "chupa" os alimentos. Com pouca visão a qual não lhe é necessária visto que tem uma capacidade olfativa 15 vezes superior a um bom perdigueiro. Por incrível que pareça, este mastodonte quando capturado, dá enormes saltos fora de água. A melhor época de pesca tem início nos princípios de Abril e dura até finais de Novembro. De um modo geral, reproduz-se entre os meses de Maio e Junho, sobre fundos de pedra com fortes correntes.
ALIMENTAÇÃO: alimenta-se básicamente de tudo o que encontra no fundo, principalmente de moluscos e salmões em descomposição.  Para a sua pesca utiliza-se muito as ovas de salmão (melhor quanto mais mal cheirosas) ou o próprio salmão, mas em mau estado.

MÉTODO DE PESCA: carpfishing, pesca embarcada.

O VIDEO: simplesmente brutal!!
RECORD IGFA: categoria All-Tackle, encontra-se em 212,280 quilos capturado por Joey Pallota III, no dia 09/07/1983 em Benicia California, U.S.A.

                                                        HOMENAGEM AOS AMIGOS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto
Amante incondicional de la naturaleza y la pesca deportiva. Los blog´s que escribo tienen como finalidad ayudar a cualquier pescador presente y futuro a enamorase de la pesca y respetar el medio ambiente. No hesitéis en escribir a preguntar lo que sea sobre estos temas que en la medida de lo que sepa, os ayudaré.

Arquivo do blogue