AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

O ROBALO - Dicentrarchus labrax (Linnaeus 1758)


FAMILIA: moronídeos.

LONGEVIDADE: 20 anos.

COMPRIMENTO: 100 cêntimetros.

PESO: 14 quilos.

PROFUNDIDADE: 0-100 metros.

DISTRIBUIÇÃO: oeste do oceano Atlântico, Noruega, Ilhas Canárias, Mediterrãneo e Senegal.
BIOLOGIA: Enquanto juvenil, vive em estuários e rias, caçando em cardume e capturando camarões, pequenos peixes tais como tainhas, peixe-rei, biqueirão, sardinhas etc. Ao atingir a maturidade caça mais na costa embora continue a fazer incursões em estuários e rias. Caçador implacável, o rei prateado não gasta energia sem necessidade; quando falha um ataque prefere esperar por outra oportunidade e só em raras ocasiões volta a atacar a mesma presa. À família dos moronideos pertencem também o robalo riscado/stripped bass (o maior da espécie), o robalo branco, o robalo do norte, o robalo Australiano e a Baila. Prefere águas com energia e espuma, onde deambula com destreza. O acasalamento dá-se no Inverno, mais própriamente entre os meses de Novembro a Fevereiro, com maior incidência nos dois primeiros meses do ano; uma grande fêmea põe os ovos no fundo e uma corte de machos(menores em tamanho) cobrem-nos de sémen; reproduzem-se em zonas próximas da costa com fundos de areia grossa e onde existam pedras.
ALIMENTAÇÃO: o robalo é um predador voraz alimenta-se práticamente de tudo, desde caranguejos, camarão, lulas, chocos e peixes.

MÉTODOS DE PESCA: spinning, surfcasting, à bòia, ao corrico.
RECORD IGFA: categoria All-Tackle, encontra-se em 10,120 quilos capturado por Phillip Boulet no dia 28/05/1999 em Pirou, Francia.

                                                        HOMENAGEM AOS AMIG@S

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto
Amante incondicional de la naturaleza y la pesca deportiva. Los blog´s que escribo tienen como finalidad ayudar a cualquier pescador presente y futuro a enamorase de la pesca y respetar el medio ambiente. No hesitéis en escribir a preguntar lo que sea sobre estos temas que en la medida de lo que sepa, os ayudaré.

Arquivo do blogue