AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

A PIRAÍBA - Brachyplatystoma filamentosum (Lichtenstein, 1819)

FAMÍLIA: pimelodídeos

LONGEVIDADE: ?

COMPRIMENTO: 300 cêntimetros.

PESO: 210 quilos.

PROFUNDIDADE: 0-50 metros.

DISTRIBUIÇÃO: América do Sul, Brasil(rios Amazonas e Orinoco). Também Argentina e Panamá.
BIOLOGIA: Esta família contém cerca de 30 géneros. É um peixe que se alimenta nas capas superficiais da água, aspirando o alimento, com preferência por fundos suaves ou lodosos; são encontrados mais fácilmente nas bocas dos rios, esperando que a corrente lhes leve o alimento. Formidável combatente, capaz de levar qualquer pescador ao sofrimento para o trazer a terra. É o maior peixe de couro da bacía amazônica, possui um corpo roliço com uma cabeça comprimida e olhos pequenos situados na parte superior da cabeça. Os bigodes maxilares são grossos e muito compridos, chegando a ser cerca de duas vezes o tamanho do corpo. Nos jovens alcançam 2/3 do corpo. O segundo par de bigodes mentonianos é pequeno, no entanto alcança a base da barbatana peitoral. A barbatana adiposa têm aproximadamente o mesmo tamanho que a barbatana anal. Durante a fase juvenil a côr que apresenta é de um cinzento claro com várias manchas escuras e arredondadas que vão desaparecendo com a idade. Essa côr no estado adulto passa a um cinzento escuro con tons castanhos no dorso. A sua carne não é muito apreciada o que favorece muito o crecimento desta maravilha da natureza, já que apenas é preseguido pela incrível batalha que dá na pesca desportiva. 
ALIMENTAÇÃO: peixes do seu habitat.

MÉTODOS DE PESCA: ia e ao fundo.

O VIDEO: simplesmente impressionante!!
RÉCORD IGFA: categoria All-Tackle, encontra-se em 155 quilos capturado por Jorge Massullo de Aguiar no dia 29/05/2009 no rio Solimões, Brasil. No entanto esse récord somente é válido para a IGFA. Porque no rio Kuluene foi capturada uma piraíba com 210 quilos pela mão de Pedro Gonçalves Pereira. 

                                                       HOMENAGEM AOS AMIG@S 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto
Amante incondicional de la naturaleza y la pesca deportiva. Los blog´s que escribo tienen como finalidad ayudar a cualquier pescador presente y futuro a enamorase de la pesca y respetar el medio ambiente. No hesitéis en escribir a preguntar lo que sea sobre estos temas que en la medida de lo que sepa, os ayudaré.

Arquivo do blogue