AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

sábado, 17 de outubro de 2009

A DOURADA - Sparus aurata (Linnaeus, 1758)


FAMÍLIA: esparídeos.

LONGEVIDADE: 11 anos.

COMPRIMENTO: 70 cêntimetros.

PESO: 17 quilos.

PROFUNDIDADE: 0 -150 metros.

DISTRIBUIÇÃO: Oeste do Oceano Atlântico, Mediterrâneo, Ilhas Canárias, estreito de Gibraltar, Ilhas Britânicas, Mar Negro e Cabo verde.
BIOLOGIA: é um esparídeo primo direito do Pargo, com uma fisionomia quase gêmea mas variando a tonalidade. A côr base é o cinzento-prateado, branco na barriga, "bochechas" alaranjadas e uma mancha transversal dourada na cabeça que lhe dá o nome. Provida de uma dentadura que faz inveja a muito peixe maior, utiliza-a para trincar os seus petiscos favoritos, os ouriços e os mexilhões, embora também revolva os fundo à procura da tiagem (outro "grumet" para a dourada). Hemafrodita, macho em jovem e fêmea em estado adulto, a dourada é um peixe desconfiado, mas por vezes curioso; desloca-se sempre em cardume salvo quando atinge uma idade considerável, momento em que se torna solitária. Habita em fundos de abundante vegetação subaquática e fundos de areia, junto a costa, fazendo com regularidade incursões em baías e estuários. A sua pesca pratica-se com mais regularidade desde costa na modalidade de surfcasting, porém a dorada pode ser captura em qualquer situação, é um lutador formidável que nos deixará o coração num punho com as terriveis cabeçadas que dá ao tentar escapar-se. Um dos iscos mais exóticos para a captura da dorada, é o caracol de terra, pode parecer estranho no entanto a dourada é louca por este bichinho.
ALIMENTAÇÃO: Todo tipo de anelídeos, mexilhões, tiagem, ouriços, caranguejos e caracóis de terra.

MÉTODOS DE PESCA: Surfcasting, à Bóia, ao Fundo.

O VIDEO: a captura de uma dourada a surfcasting.
RECORD IGFA: categoria All-Tackle, encontra-se em 7,360 quilos e foi capturada por Jean Serra no dia 13/10/2000 no estuário Florn, França.

                                                     HOMENAGEM AOS AMIG@S

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto
Amante incondicional de la naturaleza y la pesca deportiva. Los blog´s que escribo tienen como finalidad ayudar a cualquier pescador presente y futuro a enamorase de la pesca y respetar el medio ambiente. No hesitéis en escribir a preguntar lo que sea sobre estos temas que en la medida de lo que sepa, os ayudaré.

Arquivo do blogue