AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

sábado, 17 de outubro de 2009

A DOURADA - Sparus aurata (Linnaeus, 1758)



FAMÍLIA: esparídeos

LONGEVIDADE: 11 anos

COMPRIMENTO: 70 cm

PESO: 17 kg

PROFUNDIDADE: 0-150 mts


DISTRIBUIÇÃO: Oeste do Oceano Atlântico, Mediterrâneo, Ilhas Canárias, estreito de Gibraltar, Ilhas Britânicas, Mar Negro e Cabo verde.


BIOLOGIA: é um esparídeo primo direito do Pargo, com uma fisionomia quase gêmea mas variando a tonalidade. A côr base é o cinzento-prateado, branco na barriga, "bochechas" alaranjadas e uma mancha transversal dourada na cabeça que lhe dá o nome. Provida de uma dentadura que faz inveja a muito peixe maior, utiliza-a para trincar os seus petiscos favoritos, os ouriços e os mexilhões, embora também revolva os fundo à procura da tiagem (outro "grumet" para a dourada). Hemafrodita, macho em jovem e fêmea em estado adulto, a dourada é um peixe desconfiado, mas por vezes curioso; desloca-se sempre em cardume salvo quando atinge uma idade considerável, momento em que se torna solitária. Habita em fundos de abundante vegetação subaquática e fundos de areia, junto a costa, fazendo com regularidade incursões em baías e estuários. A sua pesca pratica-se com mais regularidade desde costa na modalidade de surfcasting, porém a dorada pode ser captura em qualquer situação, é um lutador formidavél que nos deixará o coração num punho com as terriveis cabeçadas que dá ao tentar escapar-se.

                                                                    Cortesia de:
     

ALIMENTAÇÃO: Todo tipo de anelídeos, mexilhões, tiagem, ouriços, caranguejos e caracóis de terra.

MÉTODOS DE PESCA: Surfcasting, à Bóia, ao Fundo.

O VIDEO: a captura de uma dourada a surfcasting.





RECORD IGFA: categoria All-Tackle, encontra-se em 7.360 kg capturada por Jean Serra no dia 13/10/2000 no estuário Florn, França.

CURIOSIDADES: um dos iscos mais exóticos para a captura da dorada, é o caracol de terra, pode parecer estranho no entanto a dourada é louca por este bichinho.

A BOCA: só assim se pode apreciar a sua magnifica dentadura. 



                                                     HOMENAGEM AOS AMIGOS



Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto

Los que me conocen, saben quien soy...

Arquivo do blogue