AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

sábado, 31 de outubro de 2009

O PACÚ - Colossoma macropomum (Cuvier, 1816)

FAMÍLIA: characídeos

LONGEVIDADE: 13 anos

COMPRIMENTO: 100 cêntimetros.

PESO: 50 quilos.

PROFUNDIDADE: 0-20 metros.

DISTRIBUIÇÃO: América do sul (rios Amazonas e Orinoco). Introduzido com sucesso na Tailândia.
BIOLOGIA: durante a sua juventude alimenta-se de vegetação subaquática, frutas e sementes variadas. Ao atingir o estado adulto, abandona as margens e procura águas mais profundas onde introduz na sua alimentação caracóis. Na época das cheias tem o custume de invadir as florestas inundadas para se alimentar. Espécie migratória, que tem a particularidade de não se alimentar durante a desova, sobrevivendo devido à gordura que acumula durante a época das cheias. É muito utilizado na aquariofilia, devido à capacidade de viver em águas pobres e à sua grande resistência a doenças. Esta espécie é normalmente solitária e em raras ocasiões encontram-se em cardume, excepto durante a época de reprodução. No Brasil é conhecido como Tambaqui, e existe uma verdadeira legião de pescadores que adora este peixe. Possuidor de uma excelente dentadura, corta com muita facilidade o nylon e aconselham-se anzóis de haste longa, para a sua captura. Existem capturas esporádicas com artificiais de vinil que imitam a minhocuçu.
ALIMENTAÇÃO: frutos ou sementes da região e em minhocas a preferida do Pacú é a minhocuçu (Rhinodrilus alatus). A minhocuçú é minhoca de dimensões extraordinárias que atinge mais de 50 cêntimetros de comprimento e 2 cêntimetros de diâmetro).

MÉTODOS DE PESCA: ao fundo e à bóia.

O VIDEO: Fábio Fergona "Baca" ganhando músculo com vários pacús ou tambaquis.
RÉCORD IGFA: encontra-se em 10,210 quilos e foi capturado por Alejandro Linares no rio Tarija na Bolívia no dia 28 de setembro de 2008.

                                                       HOMENAGEM AOS AMIG@S

2 comentários:

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto
Amante incondicional de la naturaleza y la pesca deportiva. Los blog´s que escribo tienen como finalidad ayudar a cualquier pescador presente y futuro a enamorase de la pesca y respetar el medio ambiente. No hesitéis en escribir a preguntar lo que sea sobre estos temas que en la medida de lo que sepa, os ayudaré.

Arquivo do blogue