AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

sábado, 31 de outubro de 2009

O PACÚ - Colossoma macropomum


FAMÍLIA: characídeos

LONGEVIDADE: 13 anos

COMPRIMENTO: 108 cm

PESO: 50 kg

PROFUNDIDADE: 0-20 m



DISTRIBUIÇÃO: América do sul (rios Amazonas e Orinoco). Introduzido com sucesso na Tailândia.



BIOLOGIA: durante a sua juventude alimenta-se de vegetação subaquática, frutas e sementes variadas. Ao atingir o estado adulto, abandona as margens e procura águas mais profundas onde introduz na sua alimentação caracóis. Na época das cheias tem o custume de invadir as florestas inundadas para se alimentar. Espécie migratória, que tem a particularidade de não se alimentar durante a desova, sobrevivendo devido à gordura que acumula durante a época das cheias. É muito utilizado na aquariofilia, devido à capacidade de viver em águas pobres e à sua grande resistência a doenças. Esta espécie é normalmente solitária e em raras ocasiões encontram-se em cardume, excepto durante a época de reprodução. No Brasil é conhecido como Tambaqui, e existe uma verdadeira legião de pescadores que adora este peixe. Possuidor de uma excelente dentadura, corta com muita facilidade o nylon e aconselham-se anzóis de haste longa.

                                                         Cortesia de Gilberto Chudi jr.


ALIMENTAÇÃO: frutos ou sementes da região e em minhocas a preferida do Pacu é a minhocuçu. (minhoca de dimensões extraordinárias que atinge mais de 50 cm de comprimento e 2 cm de diâmetro).

MÉTODOS DE PESCA: ao fundo e à bóia.

RECORD IGFA: categoria All-Tackle, encontra-se em 32.400 kg capturado por Jorge Masullo de Aguiar no dia 25/08/2007 no lago Grande, Brasil.

CURIOSIDADES: existem capturas esporádicas com artificiais de vinil que imitam a minhocuçu.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto

Los que me conocen, saben quien soy...

Arquivo do blogue