AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

domingo, 18 de outubro de 2009

O PEIXE-GATO DE MEKONG - Pangasianodon gigas (Chevey, 1931)

FAMÍLIA: pangasiídeos.

LONGEVIDADE: ?

COMPRIMENTO: 150 cêntimetros.

PESO: 350 quilos.

PROFUNDIDADE: 0-50 metros.

DISTRIBUIÇÃO: Ásia, onde a sua maior concentração se dá em Mekong.
BIOLOGIA: têm o corpo alargado ligeiramente comprimido, com uma mandíbula arredondada e uma cabeça relativamente grande. O macho tem uma cabeça mais pequena, enquanto a fêmea tem a ponta da boca larga e uma parte do seu abdómen proeminente; os olhos estão completamente separados dos parpados e carecem de dentes; possuem um par de bigodes rosados que se ocultam junto a boca e dois orifícios nasais bem separados um do outro. Vive em grandes cursos de água e lagos e alimenta-se de vegetação e pequenos invertebrados. Tem uma das mais altas taxas de crescimento do mundo e é capaz de alcançar 1-5 metros e 200 quilos em apenas 6 anos. Citado no livro Guinness dos recordes como o maior peixe de água doce. Um dos lagos mais famosos para a sua pesca desportiva encontra-se em Mekong, o lago Bung Sam Lam onde convive com numerosas espécies tais como a Arapaima, a Carpa de Siam, o Snake Head. Por esse facto é conhecido em meio mundo como o peixe gato de Mekong.
ALIMENTAÇÃO: principamente vegetal para a sua pesca utiliza-se uma massa confecionada com pão, leite de côco e algum outro ingrediente "secreto".

MÉTODOS DE PESCA: à bóia.

O VIDEO: a incrível batalha que dá um peixe gato de Mekong.
RECORD IGFA: encontra-se em 86,640 quilos capturado no dia 14/12/2009 por Joseph Stewart Ball no Gillhams Fishing Lodge, Krabi, , Thailand.

                                                          HOMENAGEM AOS AMIG@S

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto
Amante incondicional de la naturaleza y la pesca deportiva. Los blog´s que escribo tienen como finalidad ayudar a cualquier pescador presente y futuro a enamorase de la pesca y respetar el medio ambiente. No hesitéis en escribir a preguntar lo que sea sobre estos temas que en la medida de lo que sepa, os ayudaré.

Arquivo do blogue