AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

O SILURO - Silurus glanis Linnaeus, 1758


FAMILÍA: silúrideos.

LONGEVIDADE: 80 anos.

COMPRIMENTO: 300 cêntimetros.

PESO: 300 quilos.

PROFUNDIDADE: 0-30 metros.

DISTRIBUIÇÃO: Europa e Ásia.
BIOLOGIA: predador temível, originário da Europa Central e do Leste, mas largamente introduzido na Europa Ocidental; as razões de tais introduções está no facto de ser um dos maiores peixes de água doce do mundo. Também conhecido como bagre do Danúbio, a família silúrideos é enorme, encontrando-se entre estes o bagre do canal, bagre azul, bagre branco, tândano, bagre de cabeça achatada, etc. Todos eles apresentam corpos sem escamas, cabeças largas e achatadas e "bigodes" à volta da boca que lhes servem de "antenas" detectoras de vibrações, as quais utilizam para detectar as suas presas, visto que preferem caçar à noite ou em dias nublados; preferem ainda águas paradas ou pouco caudalosas. Omnívoro; alimenta-se de quase tudo, desde peixes, rãs, patos, enfim qualquer coisa que lhe entre pela boca. A capacidade de reproducção de um siluro é asombrosa, com apenas 60-70 cêntimetros (cerca de 3 anos de idade) a sua capacidade reprodutiva está a 100%. Uma fémea pode pôr entre 7.000 a 42,000 ovos dependendo do tamanho do peixe e da alimentação disponivel na aréa. A época de reproducção dá-se entre finais de Março a principio de Abril, quando a àgua atinge uma temperatura entre 8º e 10º C. A batalha com um siluro é épica, basta ver que o 90% do seu corpo é uma poderosa cauda, se a isto juntamos o peso que pode atingir, já nos fazemos uma idea do arranque de um bicho destes depois de fisgado. O que aparece na foto só tinha 46 quilos e levei cerca de 30 minutos para poder fazer-me com ele, possivelmente o material em questão também teve muito que ver pois utilizei uma cana para achigã e um shimano 3000, no fim da luta verifiquei que o veio principal do carrete tinha ficado inutilizado pois a porca que prende a bobina tinha "comido" a rosca do veio. Mais uma vez os ditados têm razão, "a cada parafuso a sua porca..."
ALIMENTAÇÃO: Os bagres de água doce podem ser capturados praticamente com qualquer tipo de isco ou amostra, mostrando uma especial predilecção pelos chamados "iscos malcheirosos". Tais como: vísceras de frango, fígado de vaca, porco e coelho, sangue coagulado e até pedaços de sabonete perfumado. Hoje já existem outro tipo de iscos, tais como os boilles ou pelletes. Mas eu continua a preferir pesca-los com amostras.

MÉTODOS DE PESCA: carpfishing, spinning, casting, mosca e à bóia.

O VIDEO: pura adrenalina.
RÉCORD IGFA ALL TACKLE: categoria All-Tackle, encontra-se em 134 quilos, foi capturado por Attila Zsedely no dia 10 Março de 2010 no rio Po em Itália. 

                                                      HOMENAGEM AOS AMIG@S

3 comentários:

  1. Tem algumas instruções como fundura, isca? Ele é tipo um bagre brasileiro para pescar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é muito parecido ao bagre brasileiro. Pretence à mesma familia. A profundidade é variavél pois procura comida em qualquer zona. Melhor utilizar iscas artificiais.

      Eliminar
  2. Brendon Julyan, o siluro é um bagre europeo originario da Europa do Leste, que eu saiba não existe no Brasil, e os iscos estão no artigo.

    ResponderEliminar

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto
Amante incondicional de la naturaleza y la pesca deportiva. Los blog´s que escribo tienen como finalidad ayudar a cualquier pescador presente y futuro a enamorase de la pesca y respetar el medio ambiente. No hesitéis en escribir a preguntar lo que sea sobre estos temas que en la medida de lo que sepa, os ayudaré.

Arquivo do blogue