AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

domingo, 18 de outubro de 2009

A CARPA DE SIAM - Catlocarpio siamensis Boulenger, 1898


FAMÍLIA: ciprinídeos.

LONGEVIDADE: ?

COMPRIMENTO: 300 cêntimetros.

PESO: 300 quilos.

PROFUNDIDADE: 0-30 metros.

DISTRIBUIÇÃO: Ásia, principalmente na Tailândia e Singapura.
BIOLOGIA: a "mãe" de todas as carpas, similar em certo ponto às nossa carpas, têm a peculiaridade de alimentar-se 90% de vegetais; o que mais chama a atenção desta carpa (para além do seu descomunal tamanho) são os seus grandes olhos e a sua boca perfeitamente adaptada para arrancar algas e vegetação em geral. Com um corpo compacto coberto de enormes escamas de um tom esverdeado devido possivelmente à alimentaçao, possui uma única barbatana dorsal curta mas alta e uma grande caudal com a qual se pode imaginar a potência deste peixe ao ser capturado. Quando juvenil habita pequenos cursos de água e lagos. Pode ser criada em cativeiro desde que o seu habitat seja rico em vegetação. Um dos lagos mais famosos para a sua pesca desportiva está em Bangkok.
ALIMENTAÇÃO: básicamente vegetais, pão, batata e algumas massas confeccionadas com queijo e ainda minhocas de grandes dimensões.

MÉTODOS DE PESCA: á bóia, ao fundo e buldó.

O VIDEO: a captura de uma carpa de Siam.
RÉCORD IGFA: encontra-se em 61 quilos e foi capturada por Keith Williams no dia 9 de Outubro de 2013 no lago Gillhams fishing resorts em Krabi, Tailândia.

                                                    HOMENAGEM AOS AMIG@S

1 comentário:

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto
Amante incondicional de la naturaleza y la pesca deportiva. Los blog´s que escribo tienen como finalidad ayudar a cualquier pescador presente y futuro a enamorase de la pesca y respetar el medio ambiente. No hesitéis en escribir a preguntar lo que sea sobre estos temas que en la medida de lo que sepa, os ayudaré.

Arquivo do blogue